Zonas de vertente são locais de instabilidade geomorfológica que apresentam um declive acentuado, constituídos essencialmente por material rochoso.
Devido ao acentuado declive que muitas zonas de vertente apresentam, são locais onde a erosão é muito acentuada, onde pode ocorrer movimentos sob a forma de movimentos de materiais soltos ou sobre a forma de movimentos em massa.
Os movimentos em massa consistem em deslocamentos, em zonas de vertente, de grandes volumes de materiais, de solo ou de substrato rochoso, devido à acção da gravidade. Os movimentos em massa podem ser desencadeados por diferentes por factores: o tipo de rochas, ou seja, a sua constituição, (sedimentares não consistentes de pequena dimensão são as mais susceptíveis a provocar movimentos de massa), Força da gravidade (que provoca os movimentos em massa quando a força do atrito vence a força da gravidade), a construção de habitações e outras infra-estruturas (que vão aumentar a tensão na zona de vertente e assim provocar os movimentos de massa), o excesso de água no terreno (que vai provocar a alteração física e química da constituição das rochas e assim facilitar os risco de desabamentos), sismos e a desflorestação (que remove capacidade de absorção do solo). Os movimentos em massa podem ser responsáveis por prejuízos materiais significativos, e mesmo, perda de vidas humanas. Neste sentido, todas as medidas que possam ser adoptadas, para minimizar, ou mesmo anular, este risco geológico, assumem um papel muito importante.
Sem comentários:
Enviar um comentário