O incorrecto ordenamento do território, com desrespeito pelas normas e características geológicas do local, leva ao desenvolvimento de actividades em locais de risco geológico, como acontece nas zonas de vertente e nas zonas de risco de inundação. O risco geológico pode ser considerado como a probabilidade de ocorrer um desastre específico, relacionado com a geologia. As causas de muitos dos acidentes ocorridos prendem-se, de algum modo, com factores de natureza humana, quer pelo desrespeito em relação ao ambiente, quer pela degradação das condições ambientais. As situações de cheias, nas bacias hidrográficas e de movimentos em massa, nas vertentes, são exemplos de riscos geológicos, que podem ser agravados com a intervenção do Homem.
Vamos desenvolver o tema zonas de vertente e zonas de risco de inundação apoiados em situações existentes no nosso concelho, Arouca.
Uma das situações de zona de vertente que evidenciamos foi a construção da via estruturante de Arouca (variante) onde foram cortadas partes de encostas, criando assim várias zonas de vertente artificiais, os taludes.
Como zona de risco de inundação identificamos a freguesia de Várzea. Esta freguesia é atravessada pelo Rio Arda, e este pode constituir um perigo para as habitações pois, nas épocas de excessiva precipitação, o nível da água vai aumentar.
Sem comentários:
Enviar um comentário